Notícias

LAGO DO ALPHAVILLE CONTA COM EQUIPAMENTOS QUE GARANTEM A QUALIDADE DA ÁGUA

05/08/2014 às 17:48

LAGO DO ALPHAVILLE CONTA COM EQUIPAMENTOS QUE GARANTEM A QUALIDADE DA ÁGUA

 Para melhorar a qualidade da água do lago do Alphaville Cuiabá, que abriga diversos tipos de peixes, a administração da associação adquiriu quatro aeradores, que estão em funcionamento há 2 meses. Os equipamentos, que permanecem ligados por até 12 horas diárias, têm três funções principais: melhorar a qualidade da água, introduzir oxigênio e acelerar a decomposição da matéria orgânica.

De acordo com o técnico Fábio Nishimura, responsável pela orientação técnica da instalação e funcionamento dos aeradores, o modelo adquirido pelo Alphaville permite que haja circulação da água que fica no fundo do lago, por estar no nível dos materiais em decomposição, esta agua é considerada de má qualidade. Além disso, os aeradores também contribuem com a eliminação dos gases tóxicos, proveniente desta matéria orgânica em decomposição.

“O resultado disso é a melhora da qualidade da água em todo o lago e a aceleração da decomposição desta matéria orgânica. Como durante a noite não há o importante processo da fotossíntese, os aeradores ficam ligados neste período, para trazer também mais conforto aos peixes”.

A melhoria da qualidade da água é visível desde que os equipamentos começaram a ser utilizados, já que as algas no entorno do lago e o consequentemente mau cheiro foram eliminados.

“Há 60 dias era possível ver pela manhã as algas no lago, que é um indício de que algo não está bem. Elas são resultado do excesso de material orgânico eliminado pelos próprios peixes, que por sua vez, também acabam por consumir parte do oxigênio da água. Por isso, outra medida tomada foi reduzir a quantidade de ração, que em grande quantidade se mostra prejudicial", avalia.

De acordo com o gerente do Alphaville, Rubens Apoitia Filho, o técnico foi contratado por três meses, período que se encerra neste mês. “Durante este tempo em que o Fábio desenvolveu seu trabalho no lago, dois funcionários do Alphaville foram treinados, para que continuem monitorando o funcionamento dos equipamentos, da qualidade da água e dos peixes. A partir do mês de agosto, portanto, nossos colaboradores serão responsáveis pela manutenção do lago”, finaliza.

Prevenção

Para garantir a qualidade da água do lago, habitat dos peixes, outros dois equipamentos também já funcionam, preventivamente, há 3 meses: o phmetro e o oxímetro. O oxímetro, explica o técnico, mede a quantidade do oxigênio disponível na água. O phmetro, por sua vez, mede o nível do ph da água, considerado normal quando mede 7,5. Abaixo de 6 e acima de 9,5 há risco de mortalidade, já que a água sai do estado alcalino e passa a ser ácida. No sistema, este valor deverá ser mantido entre 6,5 e 8.

De acordo com Fábio Nishimura, outro fator importante para a criação de peixes é a temperatura; sendo a ideal acima de 20º e abaixo de 30º, fator esse que pode influenciar no desenvolvimento dos peixes.

“Temperatura fora da zona de conforto ou variações bruscas podem causar a morte nos animais”, finaliza.





Fonte: Pau e Prosa Comunicação

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet