Notícias

PALESTRA ALERTA SOBRE NECESSIDADE DE INTENSIFICAR COMBATE AO AEDES AEGYPTI

05/02/2016 às 08:22

PALESTRA ALERTA SOBRE NECESSIDADE DE INTENSIFICAR COMBATE AO AEDES AEGYPTI

 Moradores do Alphaville Cuiabá tiveram oportunidade de assistir nesta quarta-feira (03 de fevereiro), a uma palestra proferida por agentes do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Cuiabá sobre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A equipe, além de falar sobre as doenças, seus sintomas e modos de transmissão, explicou como deve ser o combate ao mosquito transmissor, o aedes aegypti, e apresentou um relatório da visita técnica realizada no dia 10 de dezembro de 2015.
Na palestra, realizada no Salão Alphabar, o agente de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá, Hélio Simião de Almeida, ressaltou a importância do controle do vetor, que é o mosquito Aedes Aegypti, como a única forma de impedir o avanço das três doenças. “Porque se não houver criadouro e o vetor, não vai ter a doença. Aquele pequeno criadouro que está ali e que, aparentemente, não tem nenhuma importância, pode ser o responsável por uma tragédia”, alertou.
Qualquer local que junte água pode se transformar num ambiente propício para o nascimento de novos mosquitos. “Se você tirar dez minutos por semana para limpeza e vistoria você está livre desse mosquito”, frisou. Isso porque entre a postura dos ovos e a transformação em larva, pupa e, finalmente, mosquito geralmente são necessários dez dias. É importante verificar inclusive plantas e folhas que caem, pois podem acumular água dependendo do formato, acrescentou.
Além de informações sobre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, os alvos principais da palestra, os agentes disponibilizaram material informativo sobre raiva, leishmaniose, infestações de escorpiões e pombos e posse responsável de animais. Os pombos, exemplificou Hélio Simião, são considerados uma praga urbana. “Tem abrigo, alimento e água? Então tem condições ideais para os pombos. É preciso ter muito cuidado com eles”, avisou, lembrando que suas fezes podem causar várias doenças, algumas fatais.
Ao final, a equipe, formada ainda pela agente de endemias Joze Luiza dos Santos Barbosa e pela responsável técnica do Setor de Educação e Saúde do Centro de Controle de Zoonoses Célia Carvalho, apresentou um relatório sobre a visita técnica realizada no final do ano passado. Os dados mostraram que havia focos do mosquito tanto em casas como nas áreas comuns do loteamento, o que aumenta a necessidade de intensificação no combate ao vetor.

Você sabia?

• Os ovos do mosquito Aedes Aegypti podem permanecer por até 450 dias em ambiente seco;
• O Aedes Aegypti se reproduz rapidamente quando encontra água limpa e parada;
• Chikungunya significa "andar encurvado", síndrome febril aguda com importante comprometimento das articulações, transmitida pela picada do mosquito;
• A febre chikungunya causa epidemia 3 a 5 vezes mais explosiva que a dengue;
• A dengue e a febre chikungunya não são transmitidas por contato direto entre as pessoas, somente pela picada do mosquito fêmea contaminado.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet