SEMENTES DE FLORES QUE AUXILIAM NO CONTROLE DO AEDES AEGYPTI ESTÃO DISPONÍVEIS

05/01/2016 às 11:30

SEMENTES DE FLORES QUE AUXILIAM NO CONTROLE DO AEDES AEGYPTI ESTÃO DISPONÍVEIS

Amostras de sementes da flor Crotalária, conhecida por auxiliar no controle do mosquito Aedes Aegypti - transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika -, foram doadas por um morador do Alphaville Cuiabá. Os associados que estiverem interessados em plantar os grãos nas residências, podem buscá-los na administração do loteamento.

O potencial da planta já foi observado em experiências realizadas em cidades como Sinop, interior do Estado. Dados mostram que o cultivo da planta ajudou a reduzir o número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, naquela localidade. O evento ocorreu após a espécie ser plantada em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e nas margens dos rios.

As Crotalárias são plantas com cerca de 50 cm de altura ou arbustos com até 3 metros e são pouco exigentes, pois adequam-se em diferentes condições ambientais. Delas nascem flores predominantemente amarelas, que liberam um odor atrativo para as Libélulas, predadoras do Aedes.

A Libélula tem o mesmo comportamento de reprodução do Aedes, pois deposita os ovos em água parada e limpa. No estágio larval, elas caçam e se alimentam de pequenos insetos e outras larvas, como as do Aedes. Mesmo que a larvar do mosquito se desenvolva, ela continua sendo presa fácil para a Libélula adulta.