ÁREA VERDE É TRANSFORMADA EM BOSQUE COM PISTA DE CAMINHADA

24/03/2015 às 11:56

ÁREA VERDE É TRANSFORMADA EM BOSQUE COM PISTA DE CAMINHADA

Os moradores do Alphaville Cuiabá ganharam um novo espaço de convivência e contato com a natureza. É um bosque com pista de caminhada, minicampo de futebol e espaços que poderão ser aproveitados para diferentes atividades. Entregue no dia 28 de fevereiro, o lugar ganhou novo paisagismo, iluminação e sistema de drenagem de águas pluviais.
O gerente geral da Associação Alphaville Cuiabá, Rubens Apoitia Filho, explica que se tratava de uma área verde sem utilização prática, onde foi construída uma pista de caminhada que se estende por cerca de 470 metros e passa por entre a vegetação. Ela conta com meio fio, o solo recebeu material que diminui o impacto da pisada e a largura atende confortavelmente àqueles que ali frequentam, ressalta.
O desenho da pista respeita a posição das árvores, que foram preservadas tal como eram anteriormente à obra. Segundo ele, essa foi um das principais preocupações. Em volta delas foi feito um trabalho de paisagismo com o plantio de diversas espécies ornamentais, escolhidas tanto pela capacidade de adaptação ao clima e solo como pela beleza. Outra preocupação, salientou Rubens, foi o baixo custo para manutenção.
Toda estrutura desta nova área foi tecnicamente acompanhada pelo consultor de paisagismo Eder Marchiori, com sugestões das espécies apropriadas, visando o baixo custo e retorno visual, fazendo com que se tenha um ambiente agradável.
A Alphaville Cuiabá teve a honra de receber, no dia 25 de fevereiro, a visita do renomado paisagista argentino Raul Cânovas. “Ele fez excelentes comentários sobre o que está sendo feito no espaço”, conta Rubens. Segundo o gerente, será avaliada a possibilidade de uma consultoria com este profissional de mais de 50 anos de experiência, que inclusive participou efetivamente do paisagismo do primeiro Alphaville do Brasil, na cidade de Barueri (SP), em 1973. Rubens conheceu Raul Cânovas durante uma palestra sobre paisagismo e aproveitamento de água no hotel Holiday Inn, que contou também com a participação do encarregado geral de manutenções da Associação, Ezequiel Figueiredo Silvério, e do encarregado de paisagismo Mário Marcelo Gomes.
A obra de criação do Bosque previu ainda a preparação de espaços que poderão ser usados para os mais variados fins, como quiosque para pequenas reuniões, estação de exercícios, espaço para instalação de aparelhos de ginástica para terceira idade e espaço para instalação de parquinho infantil.

Fonte: Fonte: Pau e Prosa Comunicação